Livros e materiais de apoio 

17/12/2021

Nosso objetivo é desenvolver livros e textos de divulgação científica que ajudem e deem suporte para a abordagem dos temas em sala de aula, sempre contextualizando a Biotecnologia com a sociedade.

Confira abaixo duas de nossas obras já publicadas:


O livro "Abordagem multidisciplinar de vacinas: uma proposta para atualização docente em Biotecnologia" já se encontra disponível para compra no site da Editora Appris. 

Adquira já o seu aqui!

O livro "Abordagem multidisciplinar de vacinas: uma proposta para atualização docente em Biotecnologia" é fruto do desenvolvimento de um curso para atualização docente realizado no ano de 2019 na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Diante da importância das vacinas para a sociedade, a primeira edição do curso abordou esta temática, trazendo informações sobre o histórico do desenvolvimento e as principais técnicas de produção de vacinas. Além disso, destacamos algumas problemáticas atuais, tais como a escassez na adesão às campanhas de vacinação devido à descrença na eficácia e segurança das vacinas. Visando ampliar a visibilidade do conteúdo abordado neste curso, todo o material foi compilado nesta obra. Acreditamos que discussões sobre a importância e o uso de vacinas sejam fundamentais para o desenvolvimento de pensamento crítico e de competência argumentativa, contribuindo para a construção de uma sociedade cientificamente esclarecida e responsável. Dessa forma, propomos uma divulgação científica para atualização docente, no âmbito da biotecnologia, disponibilizando materiais e sugestões de práticas educacionais que possam ser utilizadas em sala de aula. Além disso, de maneira inédita, este livro demonstra como o assunto pode ser trabalhado nas disciplinas de História, Português, Inglês, Ciências e Matemática.

Sobre os autores

Cyntia Silva Ferreira é Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG (2010), Mestre (2013) e Doutora (2017) em Biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP-MG, além de Mestre em Ensino de Ciências (2019) também pela UFOP. Atualmente é professora de Ciências na rede privada de ensino e Pós-doutoranda em Biotecnologia na UFOP, atuando no ensino para a pós-graduação, em pesquisas com nanopartículas de ouro para diagnóstico de doenças emergentes e em projetos de extensão direcionados para divulgação científica e formação continuada de professores.

Ana Cláudia Alvarenga Carneiro é Licenciada em Ciências Biológicas (2013), Mestre (2015) e Doutora (2019) pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Durante sua graduação, atuou como professora bolsista do Programa de Incentivo à Qualificação e como bolsista no Programa de Estímulo à Docência (PED) pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Atualmente, faz estágio pós doutoral em biotecnologia pela mesma Universidade e atua em atividades relacionadas ao ensino-aprendizagem.

Angélica Bianchini Sanchez é Bacharel em Química Ambiental (2010) e Doutora em Ciências (2017) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pós-doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde pesquisa e desenvolve controladores biológicos para culturas agrícolas. Atua no ensino para a graduação e pós-graduação e em projetos de extensão, divulgação científica e de inovação.

Túlio César Rodrigues Leite é Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA-BA (2015); Mestrando em Biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP-MG. Já atuou como professor de Química e Biologia no Ensino Médio e professor de Inglês em curso de idiomas. Atualmente atua em atividade de pesquisa em sistemas diagnósticos de arbovírus utilizando nanomateriais bem como em projetos de divulgação científica e extensão.

Breno de Mello Silva é licenciado em ciências biológicas com mestrado e doutorado em microbiologia pela UFMG. Desde 2011 leciona disciplinas de microbiologia para cursos de graduação e disciplinas de biologia celular, virologia e nanotecnologia para os cursos de pós-graduação de Biotecnologia e de Ciências Biológicas na UFOP. Nestes programas, coordena pesquisas com ênfase em arbovirologia, sinalização celular e nanotecnologia aplicada ao diagnóstico molecular de doenças infecciosas.

Leandro Marcio Moreira é professor de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e pesquisador de produtividade do CNPq na área de Genética. Lotado no Departamento de Ciências Biológicas, é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e cofundador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da UFOP. Bacharel e licenciado em Biologia, Leandro tem se dedicado, além da pesquisa básica e aplicada em bioquímica e biologia molecular de microrganismos, à formação de professores em ensino de ciências.


O livro "Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema 'vacinas' em sala de aula" já se encontra disponível para download gratuito!

Baixe o seu livro aqui! 

Este livro é fruto de um trabalho colaborativo entre o Ensina Biotec, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), e o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental "Pé de Água", da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Os grupos se viram diante da necessidade de produzir um material de ensino que pudesse reunir diferentes estratégias lúdicas para valorização das ações de imunização, tão desmerecidas atualmente pelos recorrentes movimentos antivacinas. Incluir tal temática nas escolas é fundamental para se contornarem os diversos efeitos negativos da circulação de informações falsas, além de se constituir em oportunidade de formação de cidadãos críticos e mais conscientes. Por outro lado, entre os educadores, é frequente a busca por metodologias e por ferramentas diferenciadas que auxiliem e incentivem o aprendizado. Nesse sentido, a proposta desta obra é explorar o jogo didático como um instrumento mediador da aprendizagem, ao se considerar seu potencial para estimular o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos, o que permite o desenvolvimento de raciocínio e de concentração, fazendo-o ser também uma ótima oportunidade para a socialização entre professores e estudantes.

O objetivo deste livro é, portanto, fornecer um material prático para que os educadores possam utilizar os jogos de maneira descomplicada, por meio do recorte dos modelos aqui propostos. Todos os jogos possuem indicações de possíveis abordagens pedagógicas e são indicados para as aulas de Ciências e de Geografia; no entanto, podem também ser trabalhados em outras disciplinas.

2019 EnsinaBiotec
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora