O curso traz o tema da sustentabilidade como uma importante discussão atual, considerando que 2022 é tido como um marco para a promoção do consumo sustentável, diante do apontamento da ONU sobre a necessidade de um meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. Nosso público-alvo constitui educadores que estejam atuando nos ensinos fundamental II, médio e EJA, além de alunos de graduação de qualquer curso de licenciatura, a fim de valorizar o processo de formação continuada e permitir uma atualização docente. Além disso, acreditamos que a temática abordada no curso seja de interesse para todos aqueles que se interessam por ciência e que desejam refletir sobre suas práticas cotidianas.

Assista a todas as palestras do IV Curso de Atualização docente no nosso canal do Youtube

PROGRAMAÇÃO


23 de novembro | Quarta-feira

17:45 - 18:00h

Abertura do IV curso para atualização docente: soluções sustentáveis em Biotecnologia

Dra. Angélica Bianchini Sanchez

Graduada em Química Ambiental pela Universidade de São Paulo (IQ-USP) e doutora em Bioquímica pelo IQ-USP. Realizou pós-doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e, atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Cornell, Estados Unidos. É co-fundadora da página de Divulgação Cientifica @ensina.biotec

18:00 - 19:00h

BIOTECNOLOGIA NA INDÚSTRIA DE MÍNERO-METALÚRGICA

Dra. Isabel Cristina Braga Rodrigues

Isabel possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008). É mestre (2012) e doutora (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor Adjunto I do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Alto Paraopeba, atuando nas áreas de Biologia Molecular, Genética de Micro-organismos e Biotecnologia Ambiental para o curso de Engenharia de Bioprocessos. Estuda os processos de geração de energia associada ao tratamento de efluentes industriais utilizando Células de Energia Microbiana, e, também, a utilização de bactérias redutoras de sulfato nestes sistemas bioeletroquímicos.

19:00 - 20:00h

BIOINSUMOS NO BRASIL E AS OPORTUNIDADES 

Dr. Brener Magnabosco Marra

Brener possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Fitopatologia (nematologia) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Brasília, além de pós-doutorado em Ciências Ambientais pela Unioeste. Atualmente, é professor na Universidade Federal de São João Del Rei na área de Biotecnologia e Bioprocessos e ministra as disciplinas: Microbiologia Industrial, Enzimologia Industrial, Bioenergia, Biotecnologia Ambiental e Tecnologia de Bebidas Fermentadas e Destiladas. Desenvolve pesquisa, processos e produtos nos setores agrobiológico, bioenergético, biofertilizante e bebidas.

20:00 - 21:00h

JOGOS EDUCATIVOS SOBRE DIVERSIDADE AMBIENTAL: DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE NAS ESCOLAS

Dra. Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima

Regina possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1996), mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, onde atua na Graduação em Ciências Biológicas e como Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia das micorrizas arbusculares, produção de mudas com uso de fungos micorrízicos arbusculares, fruticultura e micorrizas arbusculares, mudança no uso do solo da caatinga e efeitos na microbiota. Também atua na área de educação ambiental.


24 de novembro | Quinta-feira

18:00 - 19:00h

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

Anna Carolina Martins de Oliveira

Anna é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2018), pós graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade e em Perícia Ambiental. É consultora credenciada do Instituto Lixo Zero Brasil, entusiasta do meio ambiente e idealizadora da plataforma EcológicaMente, por meio da qual realiza cursos de compostagem, consultorias para certificação lixo zero, palestras e aulas de educação ambiental.

19:00 - 20:00h

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NAS ESCOLAS: COMO PODEMOS TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE COM CRIANÇAS?

Ma. Vanelle Wendy de Jesus Costa

Vanelle é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e atua como professora na área de Ensino de Biologia. É mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UNINTER. Possui experiências nas áreas de: docência na rede pública de ensino, em todos os anos do Ensino Fundamental e Médio; gestão e gerenciamento de projetos e de meio biótico - Brandt Meio Ambiente; planejamento e treinamento de equipes - AIESEC BH.

20:00 - 21:00h

PROJETOS AMBIENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Ma. Aurea Rachel de França Pereira

Aurea é coordenadora de projetos para infâncias no Instituto Permacultura Lab e Coordenadora Pedagógica na Amora Educação. É psicóloga e especialista em Educação Ambiental pela PUC-Rio, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - UFRJ e graduanda em Pedagogia pelo Pedagogia Para Liberdade. Pesquisadora no campo ambiental desde 2012, parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações - UFRJ e GEASur - UNIRIO, pesquisando sobre Educação Ambiental de Base Comunitária. Educadora em movimento na Educação Infantil desde 2013.



25 de novembro | Sexta-feira

18:00 - 19:00h

PRODUÇÃO DE BIOMATERIAIS A PARTIR DE MICRO-ORGANISMOS

Dr. José Guilherme Prado Martin

José Guilherme é licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP, mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela USP. Atualmente, é pesquisador visitante no Agriculture and Food Development Authority (TEAGASC), Irlanda. Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Viçosa (DMB/UFV). Idealizador e Coordenador do Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (FERMICRO/UFV). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Microbiologia de Alimentos Fermentados da UFV. Editor do livro "Microbiologia de Alimentos Fermentados" (Editora Blücher, 2022), primeiro livro didático em português dedicado à microbiologia da fermentação de alimentos. Coordenador do Grupo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA/UFV). Principais linhas de pesquisa: prospecção de microrganismos de alimentos fermentados para aplicação industrial, influência da microbiota nas características físico-químicas, sensoriais e funcionais de alimentos fermentados, design de alimentos fermentados inovadores e desenvolvimento de protótipos com finalidade educacional na temática de alimentos fermentados.

19:00 - 20:00h

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: COMO TRABALHAR A SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE ABORDAGENS TEATRAIS

Dr. Tális Pereira Matias

Tális é doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental e Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é Professor Substituto vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG e membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioambientais - GPEPSA da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Impactos Socioambientais. Possui experiência em oficinas de teatro para comunicação de temáticas ambientais.

20:00 - 21:00h

VAMOS FALAR DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS? TRANSFORMANDO PESQUISA EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS EM BIOTECNOLOGIA 

Dra. Renata de Almeida Barbosa Assis

Renata é doutora em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPG-BIOTEC) no Laboratório de Genômica e Interação Bactérias-Ambiente (LabGIBA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com período sanduíche na University of California Davis, EUA. Foi bolsista do projeto Bioinformática, Genômica e Associados (BIGA) sob coordenação do professor Dr. João Carlos Setúbal (USP). Mestre pelo mesmo programa de pós-graduação na área de Genômica e Proteômica e licenciada em Ciências Biológicas pela UFOP. No período de setembro de 2013 a dezembro de 2014 fez graduação sanduíche na Universidade de Toronto pelo Programa Ciências sem Fronteiras, onde fez estágio no Guttman Laboratory of Comparative & Evolutionary Genomics. Tem experiência na área de bioquímica de micro-organismos com ênfase na interação planta-patógeno atuando em estudos de patogenicidade e diversidade genômica e funcional de Xanthomonas.

2019 EnsinaBiotec
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora